quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Tamires Sampaio: "Lugar de racista não é no Mackenzie, é no presídio" - Primeira pessoa negra a presidir o Centro Acadêmico de Direito do Mackenzie, responde à mensagem racista encontrada em um banheiro do Mackenzie: "lugar de negro não é no mackenzie é no presídio"

Lugar de racista não é no Mackenzie, é no presídio. 



Novamente um recado covarde, escrito nas paredes, dessa vez foi no banheiro do Prédio 3, que é o prédio dos Estudantes de Direito dos últimos semestres, dentro do campus do Mackenzie.

É difícil pra mim, como estudante negra, desse mesmo prédio, escrever sobre essa imagem, por que ela é a representação do pensamento racista que eu sei que passa na cabeça de muitos que permeiam pelo Mack.

O negro foi historicamente segregado no Brasil, desde a abolição da escravidão, fomos sistematicamente jogados para as periferias; nossos costumes, religião, luta, lazer, tudo que vinha de nós foi criminalizado. Foi determinado um papel e um lugar para o negro, e coitado do que tentasse ultrapassar o limite que nos foi colocado.

Esse processo histórico tornou o racismo estrutural e institucional. Não é à toa que vivemos um genocídio da população negra no nosso país. A carne mais barata do mercado e a mais marcada pelo Estado é a negra.

Acontece que o país mudou, houve uma transformação social grande, os negros passaram a ter acesso a espaços de formação e de poder que historicamente nos foi negado. E isso incomoda os que foram historicamente privilegiados. Muitos não se conformam em ter que dividir os espaços conosco.

Volto novamente a dizer: podem chorar e escrever nas paredes quantas vezes quiser elite, branca, racista, mas vai ter preto na universidade sim!

Nosso lugar é nas melhores universidades do país, nos melhores empregos, nos espaços de formulação e de poder.

No Mackenzie vai ter professor negro, funcionários negros, aluno negros diretores negros, reitores e presidentes de Centro Acadêmico negros sim!

Aqui existimos e resistimos
#AfroMack #CombateORacismo #Mackenzie — em Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

*********************

Imagem CartaCapital: Tamires Gomes Sampaio é a primeira pessoa negra a assumir a diretoria do Centro Acadêmico do curso de Direito da universidade paulistana Mackenzie.
********************* 
"Vai ter preto, prounista, bolsista, LGBT, cotista, mulheres, periféricos, nordestinos e povo na universidade SIM.

A universidade vai cada vez mais se popularizar !

Existimos e Resistimos"

Imagem: Facebook de Tamires Sampaio - 25/08/2015

Nenhum comentário: