quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Aula de desemprego e queda de salário real indolores. Samuel Pessôa, Professor da FGV, uma das "cabeças" por trás do programa econômico de Aécio Neves para presidência, diz que ficou "super feliz" com uma queda de salário real de 5%.

Disse o economista:
"Aumentar o desemprego é produzir um hiato de produto é um elemento importante da política monetária. Infelizmente a gente ainda não descobriu outra forma de combater a inflação."


"Quanto mais os salários reais caírem, mais rápido e indolor o ajuste vai ser.. Em maio, em junho, fiquei super feliz porque as expectativas estavam mostrando uma queda de salário real de 5%. Economista é um bicho meio ruim, né? Salário real cai e a gente fica feliz".

"Totalmente ruim. Indolor para quem cara pálida", rebateu Belluzzo.


O professor aecista que fica feliz com desemprego e salário baixo…Assista


Fernando Brito - Tijolaço - 21/10/2015

O professor Samuel Pessoa, da Fundação Getúlio Vargas, pode ter todos os méritos acadêmicos.

Tem também o direito de ter atuado como um dos principais assessores econômicos de Aécio Neves, um dos “cabeças” aecistas.

Mas o professor Pessoa há de nos dar o direito de considerar monstruoso o que ele diz em um debate do Instituto Insper, baluarte do pensamento conservador.

Mas dizer que “está feliz” com a queda do nível de emprego e com a redução dos valores dos salários, num país pobre como o Brasil é algo completamente desumano.

Muito mais em alguém comprometido com o conhecimento, com a ciência que, quando não se importa com o sofrimento humano, torna-se abominável.

Reproduzo ao fim do post a cena deplorável num trecho editado do vídeo, que pode ser conferido aqui, na íntegra, com mais de uma hora de duração.

Por sorte, o economista Luiz Gonzaga Beluzzo, presente ao debate, não deixou que isso passasse em branco.


Mas é deprimente ver o ponto a que o credo neoliberal, “mercadista”, é capaz de levar pessoas que têm toda a capacidade de compreender o que venham a ser humanidade ou, pelo menos, compaixão com os que sofrem.

Modestamente, lembro ao professor que Economia é uma ciência social, humana e, portanto, não um fenômeno natural, previamente determinado.

É bom que todos, porém, vejam o que a adoração do bezerro de ouro do mercado é capaz de fazer até com uma mente preparada e com todas as condições de não se tornar cínica.

O pior é que o Professor Pessoa tem consciência do mal.

E fica feliz com ele.



**************************
Assista na íntegra: o fato narrado ocorre a partir do 01:08:30

 


Veja também:
Armínio Fraga Homem Forte de Aécio falando Sobre o Salário Minimo

Nenhum comentário: