sábado, 5 de outubro de 2013

25 anos da Carta Magna. Quem foi Quem na Constituinte de 1988 nas questões de interesse do trabalhadores. DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) deu nota de 0 a 10 aos parlamentares.

Quem foi Quem na Constituinte - nas questões de interesse do trabalhadores - 1988

Fonte: DIAP - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar

A publicação registra a atuação de cada um dos 573 parlamentares durante o processo de elaboração da Constituição de 1988. Aos parlamentares foram atribuídas notas de zero a dez. As questões fundantes para essa avaliação concentraram-se nas votações de projetos com os seguintes temas: sistema de governo, soberania da economia nacional, democracia participativa, organização sindical, liberdades democráticas, reforma agrária e, sobretudo, direitos sociais dos trabalhadores.

Quem foi Quem na Constituinte - nas questões de interesse do trabalhadores - São Paulo

10,00: LULA
10,00: Jose Genoíno
10,00: Luiz Gushiken
7,00: Geraldo Alckimin
6,25: Mário Covas
5,00: FHC
3,75: José Serra
2,25: Michel Temer

Quem foi Quem na Constituinte - nas questões de interesse do trabalhadores - Minas Gerais

9,00: Itamar Franco
5,00: Aécio Neves

Eleições 2010: compare como votaram Lula, FHC e Serra na Constituinte
DIAP - 13/10/2010

Os tucanos ficam literalmente apopléticos quando se faz comparações entre as gestões de Lula e FHC. Partem para o ataque, apelam, justificam e se irritam quando o debate sucessório segue esse script.

Em política, com todo o desgaste que o processo político-eleitoral sofre entre a população e os eleitores, as propostas dos candidatos, as plataformas - que por razões óbvias não tem como ser detalhadas nos programas do horário eleitoral e nos debates - são parecidas.

Assim, as comparações são inevitáveis e necessárias para que os eleitores possam fazer relações entre o que se diz o candidato e a prática política concreta.

Nesta campanha sucessória - como nas anteriores - está em discussão dois brasis ou dois projetos distintos.

Para entender um pouco o que ocorreu nas gestões Lula e FHC e o que poderá ocorrer numa gestão Serra, publicamos abaixo as votações dos três na Constituinte.

Vale ressaltar que as matérias avaliadas pelo DIAP não têm caráter doutrinário ou ideológico. Todas elas têm relação direta e objetiva com os assalariados.

Desse modo, cabe ao internauta julgar.

As votações podem ser acessadas direto na publicação "Quem foi Quem na Constituinte", do DIAP, AQUI
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR. 

Nenhum comentário: