quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Jornalismo independente e o Programa Mais Médico. Diário do Centro do Mundo quer ir a Melgaço, no Arquipélago de Marajó, no Pará - cidade com pior IDH do Brasil, que nunca teve médico, agora recebe o primeiro pelo Mais Médico.

Queremos ir a Melgaço, uma cidade que nunca teve médico. E contamos com você
Paulo Nogueira - DCM - 13/11/2013

É com prazer que o DCM dá seu primeiro passo numa inovação trazida pela internet ao jornalismo digital: o crowdfunding.

Basicamente, é a parceria que se estabelece entre leitores e veículo em torno de uma determinada pauta de interesse das duas partes.

A pauta que escolhemos tem a alma do DCM – expressa na luta por dar voz a quem não tem.
Link da imagem: Conheça Melgaço, no Pará, a cidade com o pior IDH do Brasil
Decidimos ir a uma das cidades mais pobres do Brasil, Melgaço, no Arquipélago de Marajó, no Pará. Até a chegada do programa Mais Médicos, não havia um simples consultório médico à disposição dos habitantes de Melgaço.

Queremos mostrar a transformação na cidade: como era a vida sem médicos e como as pessoas encaram a perspectiva de enfim poder tratar decentemente da saúde.

Queremos também mostrar o primeiro médico que se instalou na cidade: as razões de sua escolha, suas impressões iniciais e seus desafios.

Este projeto se traduzirá num diário e num documentário. À frente dele estará a jovem e premiada documentarista Alice Riff.

Submetemos a ideia ao maior site brasileiro da área de crowdfunding, o Catarse. Ela foi acolhida, e agora é a fase de recolher doações de pessoas que, como nós, se entusiasmem pelo projeto.

Os valores podem ser os mais diferentes, como você terá a oportunidade de constatar no Catarse. O objetivo é chegar à soma que permita a Alice e um assistente passarem uma semana em Melgaço, e o custo da edição. Nem um real a mais.

Prêmios a doadores estão no Catarse. Um deles estipula um encontro com a autora no qual ela falará de sua experiência, responderá a questões e mostrará, em primeira mão, o documentário.

É a internet encontrando caminhos para a prática de um jornalismo independente – e também com a dose exata de um ativismo.

É nossa experiência inicial. E temos a convicção de que será a primeira de muitas, nas quais brasileiros sempre à margem da mídia corporativa receberão, do DCM, voz e cara.



Sobre o Autor
O jornalista Paulo Nogueira, baseado em Londres, é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.


Dr. Melgaço

Um projeto de Jornalismo por Diário do Centro do Mundo 



Os moradores da cidade de Melgaço, no interior do Pará, acabaram de receber seu primeiro médico através do programa Mais Médicos, e contam à nossa repórter como é ter morado numa cidade sem médicos – e como parece que será agora que um deles chegou.

Alice Riff, uma documentarista premiada, vai entrevistar as pessoas, buscando saber por quais situações passaram nesses anos sem médico. Até onde eles já foram por um atendimento? Já perderam alguém próximo sem sequer saber qual era o problema? E também entrevistará o médico escolhido. Por quê o Brasil? Por quê Melgaço? Como era a vida em seu país natal? Quem ele deixou para trás? Está valendo a pena? Algum caso marcante até agora? Qual é a diferença entre o Brasil e seu país na forma com que tratam seus doentes?

Alice irá acompanhar o médico e seus procedimentos por alguns dias, e estará também focada na infra-estrutura de que ele dispõe. Desta viagem, sairá uma vídeo-reportagem e também um diário de bordo.

Será uma visão independente, honesta e necessária sobre o programa e seus personagens, para que todos nós possamos entender a diferença que ele realmente está fazendo na vida das pessoas.

Como o dinheiro será utilizado:

Ele será utilizado exclusivamente para cobrir custos de produção: pagar a documentarista e seu assistente, passagens (aérea e fluvial), hospedagem, alimentação, e outras coisas técnicas, como edição.

Dúvidas Comuns:

Pergunta: Alice vai sozinha?

Resposta: Não, um operador do equipamento acompanhará Alice.

Pergunta: O que acontece com meu dinheiro se a meta não for atingida?

Resposta: Segundo o Catarse, ele volta na íntegra para você.

Pergunta: Como recebo minha recompensa?

Resposta: Links e listas, por e-mail, e produtos físicos por correio.

Pergunta: Onde serão publicados vídeo-reportagem e diário de bordo?

Resposta: No Diário do Centro do Mundo (www.dcm.com.br)

Pergunta: Só os apoiadores terão acesso?

Resposta: Não. Será aberto, embora assistam antes da estréia oficial.

http://catarse.me/pt/dcm1

Nenhum comentário: