sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Papa Francisco: “comunistas pensam como os cristãos”

Papa Francisco: “comunistas pensam como os cristãos”

Líder católico afirmou que Cristo defendeu sociedade em que pobres e excluídos decidam as coisas
Redação

Brasil de Fato - 11/11/2016


O papa Francisco disse que “são os comunistas que pensam como os cristãos”. A declaração foi dada nesta sexta-feira (11), em uma entrevista publicada no jornal La Repubblica, quando Francisco foi questionado sobre uma possível sociedade de inspiração marxista.

“São os comunistas os que pensam como os cristãos. Cristo falou de uma sociedade onde os pobres, os frágeis e os excluídos sejam os que decidam. Não os demagogos, mas o povo, os pobres, os que têm fé em Deus ou não, mas são eles a quem temos que ajudar a obter a igualdade e a liberdade”, explicou o argentino Jorge Bergoglio.

Francisco defendeu também uma presença maior da sociedade civil na vida pública, afirmando que os movimentos populares devem entrar no mundo da política, “mas não no político, nas lutas de poder, no egoísmo, na demagogia, no dinheiro, mas na política criativa e de grandes visões”.

EUA


Em relação à recente eleição de Donald Trump, Francisco evitou declarações diretas, dizendo apenas que a única que o interessa em relação a políticos profissionais são “os sofrimentos que sua maneira de proceder podem causar aos pobres e aos excluídos”.

Bergoglio, entretanto, abordou uma das temáticas mais presentes na campanha do republicano. Ele apontou que a prioridade de suas preocupações é a situação vivida por refugiados e imigrantes, reiterando a necessidade de “acabar com os muros que dividem, tentar aumentar e estender o bem-estar. E para eles é necessário derrubar muros e construir pontes que permitam diminuir as desigualdades e dar mais liberdade e direitos”.

Edição: José Eduardo Bernardes

2 comentários:

Catarina Silva disse...

JESUS CRISTO FOI O MAIOR COMUNISTA QUE A HUMANIDADE JÁ TEVE!

Catarina Silva disse...

JESUS CRISTO FOI O MAIOR COMUNISTA QUE A HUMANIDADE JÁ TEVE!