terça-feira, 13 de maio de 2014

A caravana passa e ela, a imprensa, como sempre vai ladrar seu complexo de vira-latas. Uma imprensa claramente facciosa e tendenciosa. A surreal cobertura das obras da Copa nos canais e programas de esporte, da TV, rádio e internet. Uma competição para ver quem é o comentarista mais ácido. Um festival de desinformação, chavões e senso comum com a "roubalheira da Copa", na voz dos guardiões do "nosso" dinheiro...

Sobre a cobertura das obras para a Copa
Por A. Tambelli - 13/05/2014  - Jornal GGN

Prezados
Realmente, trata-se de algo surreal.

Vamos à anamnese: Quando do pretenso "apagão aéreo" de alguns anos atrás, Marilena Chaui - que já estava demonizada pela mídia nativa - em uma entrevista utilizou a deliciosa expressão " comovente" para qualificar as preocupações da imprensa com o desfiar diuturno da quantidade e extensão dos atrasos dos voos. Equipes em todos os aeroportos nos mantinham com precisão religiosa, informados de como o Brasil e os brasileiros sofriam as consequências de terem um governo incompetente. Atrasos corriqueiros, atrasos com razões consideráveis e atrasos que mereciam repto, todos eram colocados no mesmo saco de maldades de uma imprensa claramente facciosa e tendenciosa.

Ótimo! Por que será que ainda surpreende quando esta mesma imprensa massacra geralmente sem contraditório e com imprecisões dignas de nota, seus outros alvos? (já, já vai ser o ENEM - prepare-mo-nos)

Agora o surreal, só para ilustrar: Na ESPN, o quase slogan é - a melhor cobertura da Copa! Só pode ser gozação. Há meses (anos) este canal do cabo só faz criticar e espinafrar com e sem razão, a Copa no Brasil. Chegam a ser muito chatos! E bota muito nisso! Já foi dito com todas as letras por praticamente todos seus comentaristas que será a pior Copa de toda a história. Bom, neste caso o quase slogan deveria ser - a melhor cobertura da pior Copa de todas!

Corta para o Redação SportTv: André Rizek, Artur Xexéo e Rui Castro - lá pelas tantas Rizek diz: "nós aqui quando temos que ser críticos, criticamos" - Xexéo: " ultimamente se você disser no buteco que vai assistir a Copa será vaiado, esta todo mundo muito azedo". Bom, se considerarmos que realmente o canal menos crítico com relação à Copa foi o SporTv, por razões mercaológicas do sistema Globo (uma parte bate, outra assopra), os próprios participantes do Redação considerarem que o clima é contrário à Copa da uma dimensão do estrago que foi feito.



Só para finalizar: aquela coisa totalmente tosca do Gazeta Esportiva cheio de lugar comum, com aquele Oscar Godói - que já era muito sofrível como árbitro - é o comentarista mais tosco dessa tosqueira e se arroga em guardião do "nosso" dinheiro; é tétrica a participação do indigitado na quantidade de chavões, principalmente sobre a "roubalheira da Copa".

Bom, qual a surpresa sobre a má vontade de uma parcela da população depois de meses e meses de bombardeio diário sobre a Copa?

No rádio a coisa não é nunhum pouco melhor. Boa parte da imprensa esportiva no rádio é reconhecidamnte conservadora, homofóbica, e também repleta de senso comum. O número de vezes que insinuaram ou disseram cabalmente que houve "roubalheira" e outras acusações foi infinita. Parecia competição para ver quem era mais ácido. Ocorre que, neste caso e na maioria dos outros, não foi apresentado um valor, nome, ou sequer uma prova sobre qualquer dos indícios desta pretensa roubalheira. Assumiu-se que estão roubando e pronto!

Em mais de uma discussão dava para se ver claramente que não fazem a mínima idéia do que estão falando. Não distinguem quem são as fontes de financiamento, como se dá o financiamento e em que condições, como é fiscalizado, quais as garantias, prazos de pagamento, etc. Desinformam!

Mesmo o que precisa de crítica está perdido. Não dá para saber o que é verdade ou não.

O portal UOL é impressionante como fonte dessa desinformação. Agora que os estádios estão prontos e que o entorno também esta pronto, e que dará para chegar aos jogos, e que os aeroportos estão funcionando (foram arrumar problema com Viracopos, hahaha), e que haverá Copa de qualquer maneira com Festas Juninas, Micaretas, praia, Bares e mais Bares apinhados, Bolões, corrida para completar os álbuns, Churras em milhares de casas, a discussão é se haverá ganhos econômicos e quantas greves e manifestações haverão durante a Copa e a nossa incapacidade de gerir o evento.

Vai haver congestionamento? - Opa! aos montes! Alguns panguás nacionais ou estrangeiros ou dinamarqueses vão se perder e chegar atrasados de ônibus, taxi, avião, metro e culpar alguém? Opa! Vai faltar água? - é provável! Os oportunistas de sempre vão tentar faturar em cima de todo mundo com preços exorbitantes, manifestações ou greves? É bem provável.

Para não esquecer: nas Olimpíadas de Londres tiveram que chamar inclusive as tropas do Afeganistão que haviam acabado de voltar para dar conta da segurança depois que a empresa contratada deu para trás praticamente no dia da abertura. Nos primeiros dias não se conseguiu entrar em nenhum evento à tempo. è só conferir os teipes e ver que os ginásios começam os eventos vazios. Os soldados estavam acostumados com outra coisa! Levou tempo até os substituírem e não houve praticamente comentários sobre essa confusão na imprensa tupiniquim; afinal são ingleses.

É de lascar

Ótimo, a julgar pelo andar da caravana, ela como sempre vai passar e a imprensa como sempre vai ladrar seu complexo de vira-latas.

Nenhum comentário: